Coisas do Canadá: Curling!
Treinos |  16 de janeiro de 2016
DCIM100GOPROGOPR0041.

Apesar de parecer super complexo, o curling é um dos esportes coletivos mais antigos, originário do século 16 (bem antes do futebol), nos lagos congelados da Escócia e é muito praticado aqui no Canadá. Até mesmo o Brasil possui praticantes do esporte –  tudo começou em 2007,  quando quatro estudantes brasileiros da universidade de Sherbrooke, no Canadá, decidiram montar um time e começar a praticar o esporte. Atualmente os atletas brasileiros treinam no Canadá, e uma seleção masculina e outra feminina foram montadas e hoje já disputam competições da modalidade. (Veja mais na Confederação Brasileira de Desportos no Gelo).

 

O Curling não passa de uma bocha no gelo. O objetivo, basicamente, é lançar a peça (pedra) de granito o mais perto possível do alvo desenhado no chão – ambos os lado da pista possuem esse alvo. Além disso, cada jogador pode usar a sua peça para acertar a do adversário e tirá-la do alvo.

curling_Fotor

Acho que o mais legal é a parte de “esfregar” o chão com as vassouras – estilo “diga aonde você vai que eu vou varrendo” hahaha. Mas ela tem papel fundamental quando os outros integrantes do time (2) vão acompanhando a peça e ajudando a “polir” o gelo para fazer a peça deslizar mais rápido ou até mudar a direção.

Como o jogo funciona?
As equipes são formadas por quatro integrantes, onde cada um deve lançar duas peças. Além disso, dentre os quatro integrantes, um capitão é eleito e deve ficar no lado oposto para direcionar o local em que devem ser lançadas as peças.

Após o lançamento de todas as pedras, a equipe que estiver com a pedra mais próxima do “Tee” (centro do alvo), ganha o “end” (cada jogo é composto de 10 “ends”), podendo somar mais pontos se tiver duas ou mais pedras próximas ao “alvo”. Portanto, cada time tem um lançador, dois varredores e um capitão. O lançador desliza com a pedra por cerca de 10 metros e a arremessa, sendo que deve jogar a pedra no lugar em que o capitão estiver apontando com a vassoura.

Existem três tipos básicos de lançamento no Curling, e cabe ao lançador decidir qual deve ser aplicado dependendo do momento do jogo.

Draw – É o mais simples, que consiste em apenas jogar uma pedra na direção do “Tee”.

Takeout – Lançamento para tentar tirar uma pedra adversária de dentro da casa.

Guard – Uma pedra que é lançada com o objetivo de proteger outra, fazendo uma barreira.

 

jpeg-pontuacao

 

Não é preciso nenhum tipo especial de roupa para jogar, a não ser que você seja profissional, né? Como estou longe disso, uso uma roupa quentinha e, também, empresto um sapato especial para jogar que desliza no gelo. A vassoura também pode ser emprestada/alugada nos lugares próprios para jogar.

Minha experiência com curling é mínima, só joguei três vezes até hoje, mas é um jogo super divertido para jogar com os amigos. Além dos tombos, o sweeping (esfregar) com a vassoura é muito divertido e ajuda a gente a se manter aquecido, pois fica realmente frio no lugar. Fiz um vídeo e também postei um no Instagram mostrando toda a minha habilidade! hahaha Indico o esporte para quem tiver oportunidade de jogar.

 

 

 

 

Gostou? Compartilha!
Facebook
Twitter
Comente

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  1. Curling had become an essential element of grassroots Canada. Through its long history, it became a sport attractive to all levels of society, all ages of participants – a lifetime persuasion.