Meia Maratona de Balneário Camboriú: Vou voltar! :D
Provas |  20 de abril de 2015
Meia Maratona de Balneário Camboriú 2015

NADA melhor que estrear meu blog em grande estilo: minha Primeira Meia Maratona de 2015.

Já fiz um post no Instagram, mas agora com o blog vou conseguir detalhar mais as provas, a preparação, os resultados e tudo que estiver envolvido.

A semana que antecedeu a Meia Maratona de BC foi de polimento, com treinos menos volumosos, alguns mais intensos e sem muito esforço na musculação. A alimentação foi normal, dando preferência aos alimentos que me fornecessem uma boa reserva de energia, carboidratos, no caso massa – especialmente no dia anterior a prova.

Foi a 5ª edição da Meia Maratona de Balneário Camboriú e a minha primeira dentre todas edições. Com suporte da equipe TSK, fechamos uma excursão que levou mais de 35 atletas para a prova, número record e bastante expressivo, por pouquíssimo não ganhamos o 3º lugar de assessoria com mais participantes.

Balneário Camboriú

A viagem foi super tranquila, chegando no sábado pela manhã, com direito a treino pré-prova em grupo, a beira-mar, super animado. Além disso, podemos aproveitar e se adaptar ao clima, que é bastante diferente de Guarapuava, pela altura e temperatura. Ainda no sábado retiramos o kit, no Parque Uniparaias, bem próximo ao local de largada.

bc2

Apesar de ter sido minha 4ª meia maratona, aquela sensação de “borboletas no estômago” foi constante nos momentos que antecederam a largada. A prova prometia, a temperatura e o clima eram bastante diferentes do que estamos acostumados aqui em Guarapuava, seria mais um desafio.

Percurso:

O percurso foi, praticamente, todo a beira-mar passando por toda orla da praia de BC (Balneário Camboriu) e Praia Brava; segue um vídeo que a Corre Brasil postou com parte do percurso : https://www.youtube.com/watch?v=onztE8H_GKE

camboriú

Adorei o visual (praia é tudo de bom, né?), todo percurso bem sinalizado, várias pessoas dando auxílio no trajeto, diversos fotógrafos e muita gente animada! O bacana da prova é que ela ofereceu, além do revezamento (duplas), a distância de 5km para quem ainda está começando ou prefere provas de curta distância.

Pontos de Hidratação:

Adoro provas com bastante pontos de hidratação, pois crio mini corridas dentro da meia maratona – uma a cada ponto de hidratação. Pelas minhas contas, eram 7 pontos, sendo que no do revezamento (10,5km) tinha isotônico, ao meu ver suficiente se tratando de 21km total.

Altimetria:

Como todos devem saber, nessa prova tem a subida do Morro Estrada da Rainha – ida e volta – nos 2min do vídeo acima tem a ida. Confesso que tentei não desanimar, mas em algum momento caminhei! Quem ainda não correu a prova e tem intenção de participar: prepare as coxas e panturrilhas.

altimetriaBC

Inscrição:

Preço justo, condições especiais para equipes/assessorias, pagamento processado rapidamente pelo site, show! Kit foi uma camiseta com opção de masculino e feminino, número, chip e sacola.

Desde o começo do ano não fazia mais que 21km em “longões” de corrida, até porque estou numa fase de muitos treinos voltados para o triathlon e a ideia é não deixar o corpo cansar/sentir demais o volume de treinos até não estar bem familiarizada com as distâncias – tem que ir com calma.

Cada pessoa costuma programar a corrida de um jeito, eu costumo largar mais devagar até aquecer um pouco e depois começo a investir na velocidade. Foi o que fiz e me programei para correr 7 percursos de 3km (pontos de hidratação), porém cada momento dessa prova foi de superação e o pensamento constante era de “não desistir”.  Mas já na volta do percurso, pouco antes da segunda subida, estava bem cansada já (tinha completado 14km), prestes a querer abrir meu segundo gel, ouvi de um senhor, enquanto passava por ele, “Parabéns, menina, Deus te acompanhe”… E eu tinha certeza que ele estava comigo, tirei os fones de ouvido e comecei a sentir meu corpo por completo, me entreguei para os 7km finais. Descansei na descida do Morro e segui pensando na linha de chegada e repetindo pra mim mesma a frase do senhor.

Finalmente a linha de chegada!! É a melhor sensação, é a hora de brilhar os olhos, de sorriso no rosto… a hora em só quem participa entende. Gostaria de fazer com que todo mundo corresse para sentir o mesmo! A sensação é uma mistura de dever cumprido, superação e entrega! E com o fim veio o  terceiro lugar na categoria (18-24 anos), boa estreia no calendário!

Além disso, ótimas posições, também, para os atletas da assessoria e muita superação dos iniciantes, seja no revezamento ou 21km. Todos vocês são MUITO guerreiros e estão de parabéns!!

bc4

De “antemão” já adianto: voltarei e com panturrilhas mais fortes!

bc6

bc5

bc7

bc9 bc8

Mais algumas fotos:

Gostou? Compartilha!
Facebook
Twitter
Comente

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  1. Tany disse:

    Paaaaty!!!! Muuuito legal!!! Adorei!
    Só tm um problemas…todas que vc fizer e eu nao, vou ficar cm vontade! Mto bem escrito, motiva qualquer corredor (ate mesmo os nao corredores!!)
    Bjs!! Que venha a proxima! o/

  2. Tany disse:

    DEMAIS Paty!!! Mto bem escrito!!!! Adoreei!
    Que venham as proximas!!!