Das coisas do Canadá: o Lacrosse
Novidades |  07 de julho de 2016
2016-02-05 21.18.24 HDR

Provavelmente você já ouviu falar do Lacrosse como a versão “Verão” do hockey aqui na América do Norte. De fato é como eles encaram no Canadá e EUA. A origem do esporte foi na América do Norte quando diferentes tribos jogavam como forma de reconhecer as forças do Criador, honrando seus ancestrais e nação. Por vezes, centenas de pessoas poderiam estar jogando em cada time em função da bola, o que fez os recém chegados Europeus naquela época acharem até que eram guerras entre tribos. Foi só por volta de 1860 que o inglês George Beers transformou o conhecido lacrosse em um esporte moderno com regras específicas.

No Canadá o lacrosse é bastante popular incluindo Nova Scotia, Prince Edward Island, New Brunswick, Quebec, Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta, British Columbia, e do território do norte de Nunavut; e vem crescendo enormemente no país. Foi aqui no Canadá que o até então esporte praticado em gramados outdoor (tipo campos de futebol) foi trazido para campos cobertos (box lacrosse) – provavelmente por causa do longo inverno.

Recentemente, se tem um esporte que está em alta aqui em Saskatoon é o Lacrosse. O motivo é bem óbvio, a cidade se tornou cede do time da província, o Rush. Além disso, e o mais importante, é que o time foi campeão da NLL champs de 2016. Tive a oportunidade de ir a um jogo deles e adorei. Contudo, não sou a melhor pessoa para explicar o esporte, mas consultei alguns sites antes de assistir ao jogo para compreender como funciona.

Box Lacrosse

É jogado em arenas de hóquei, sendo versão indoor do esporte, em um rinque de hóquei onde o gelo foi removido ou coberto por relva artificial. A área de jogo fechado é chamado de caixa, em contraste com o campo aberto do jogo tradicional. Esta versão do jogo foi introduzido na década de 1930 para promover o negócio de arenas de hóquei, sendo uma boa opção para os jogos continuarem no inverno, já que aqui é impossível jogar o mesmo outdoor nos 7 meses de neve/gelo/frio. Os jogos são disputados durante o inverno, os jogos NLL (National Lacrosse League) e as regras são coordenadas pela Lacrosse Canadian Association (CLA).

A estratégia de Lacrosse é semelhante ao de basquete, contando com 6 jogadores cada time (um goleiro e cinco corredores) em uma equipe de 18-20 jogadores, sendo assim,  os cinco corredores estão envolvidos no ataque e defesa. O Box Lacrosse é jogado quase que exclusivamente no Canadá, com campeonatos nacionais anuais que ocorrem em sete níveis. O prêmio da estréia júnior (17-21) campeonato é o Minto Cup, enquanto os melhores jogadores seniors no Canadá (mais de 21) jogam pela Mann Cup. Atualmente mais de 47.000 jogadores de caixa no Canadá. Tanto homens quanto mulheres jogam essa versão do Lacrosse nas mais diversas idades, entre 6-65 anos.

2016-02-05 19.41.19

Lacrosse feminino

O Lacrosse feminino é um jogo rápido e fácil de entender e assistir. É jogado em um campo de 55m x 100m com 12 jogadoras em campo, sendo que o time completo das mulheres é 16-20 jogadores. Diferente do Lacrosse Masculino ou Box Lacrosse, o Lacrosse feminino é um jogo sem contato, ou seja, não há agressividade com corpo ou stick. Isso resulta em um jogo rápido, técnico, concentrado no movimento da bola. A International Federation of Women’s Lacrosse Associations coordena campeonatos internacionais de mulheres a nível júnior e sênior em um ciclo de quatro anos, tendo o Canadá ocupando as primeiras colocações nos últimos dois campeonatos. Mesmo sendo um dos programas mais novos na CLA, o Lacrosse Feminino tem mostrado ser bastante promissor.

 

Gostou? Compartilha!
Facebook
Twitter
Comente

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *