Workshop: Mecânica Básica
Dicas |  10 de abril de 2017
FullSizeRender 54_Fotor

Gente, quanto tempo, né? Tem sido muito corrido com treinos e doutorado, então é preciso priorizar um pouco algumas coisas. Tive a oportunidade de participar de um workshop aqui em Saskatoon super legal e custando pouquíssimo ($10.00).

O workshop chama “Do-It-Yourself Bicycle Tune-up” e foi oferecido pela Bridge City Bycicle Co-op (BCBC), falei deles aqui no blog já ano passado. Para quem não lembra, a BCBC é uma é uma organização sem fins lucrativos que fornece espaço, ferramentas, peças e voluntários para ajudar as pessoas a aprender a manter suas próprias bicicletas ou as construí-las. Isso mesmo, se você pagar a anuidade ($20), pode ir até o local e utlizar, além da ajuda deles, todos os equipamentos para arrumar ou trabalhar em sua bike (seja bike stand, ferramentas, bombas, etc). Além disso, eles ajudam e fazem doações de bike às pessoas sem muitas condições, o que é muito legal. Inclusive, organizam o que chamam aqui de “garage sale” vendendo algumas das bikes que são doadas ou compradas por valores baixos para usar o dinheiro a favor da organização.

O foco do workshop foi apra ciclistas do dia a dia, como eu e tantos outros, aprenderem um pouco mais do funcionamento da sua própria bike e, também, como poder fazer sua manutenção – para que um problema simples não vire algo mais grave (e caro!). Como vocês sabem, a mão-de-obra aqui é bem cara para esses tipos de serviços e, muitas vezes, pode levar alguns dias – com o verão chegando a procura pelos bike shops aumenta muito aqui. Além disso, quem quer ficar sem bike por alguns dias na estação mais maravilhosa do ano? Eu não! haha

Devo dizer para vocês que pessoal aqui é bem desapegado com limpeza e manutenção das bikes. Mas essa mania de limpeza eu não abro mão e até gosto. Fuscão está sempre brilhante e sorridente hahaha.

IMG_5887

Dentre os tópicos:

– Noção de ferramentas necessárias para ajustes básicos na bike (allen, torx, chave de boca, adaptador de válvula, etc);

– Verificação da pressão nos pneus e diferenças de bombas/válvulas (bem básico, mas tem gente que não sabe);

– Verificação dos raios da bike e ajuste;

– Verificação e ajuste do guidão, ajuste e troca de parafusos, e freios (muita gente roda por ai com a bike “frouxa”, prestes a soltar o guidão, ou sem freio por falta dessa pequena atenção);

– Limpeza de corrente, cassete, pedais, etc (eles usaram mais o WD-40 e um produto especial para remover lubrificante);

– Ajuste cabo de tensão de freios;

– Ajuste básico de câmbio (dianteiro ou traseiro, ajustando tensão, distância, etc – solucionando problemas básicos como corrente que cai com troca e/oubarulho ao trocar marcha);

– Ajuste dos trocadores (ajustando a tensão para uma troca mais tranquila das marchas);

– Após todos os ajustes e limpeza, eles deram uma breve noção sobre tipos de lubrificante mais comuns para bike (seco ou úmido) e como ou quando fazer a lubrificação;

– Por fim, o selim foi ajustado (acreditem, muita gente tem o selim frouxo hahaha) e, também, os pedais verificados (lubrificação e se estão no lado certo);

Queria poder explicar cada parte do workshop que durou ~3h. Olha, muita coisa eu já sabia por procurar sempre arrumar meu problema com bike em casa ou na estrada mesmo, mas é ótimo sempre relembrar e conhecimento NUNCA é demais. Além disso, o valor que pagamos foi simbólico. Fica a ideia para quem quiser fazer algo diferente, workshops sempre são uma ótima maneira de trocar conhecimento e conhecer novas pessoas.

Gostou? Compartilha!
Facebook
Twitter
Comente

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *