Grafeno: magia em pneus?
Equipamentos |  14 de março de 2016
graphene

Quem já pensou em um pneu que pode se adequar aos mais diversos terrenos? Dando mais confiança e versatilidade? Agora parece que isso se tornou possível após a parceria entre a Vittoria e a Directa Plus, com a utilização do revolucionário Grafeno.

O Grafeno é um material no formato de uma folha de camada fina de puro carbono, podendo ter espessura de um átomo. O produto utilizado pela marca Vittoria, segundo eles, é de 2 a 8 átomos de espessura. Dentre as vantagens do uso desse novo material na produção de pneus está a grande área que superfície que permite vários diferentes processos químidos, a alta resistência mecânica (200x mais que o aço), a condutibilidade térmica e elétrica, a baixa densidade (é leve), e a alta elasticidade.

A grande novidade nos pneus, segundo eles, é por exemplo: se ciclista estiver andando em linha reta, a borracha do pneu fica mais dura e oferece uma baixa resistência à rolagem, resultando em maior velocidade. Caso o ciclista acelerar ou inclinar em uma curva, os compostos ficam macios e oferecem significativamente mais aderência. Em outras palavras, são pneus que se adequam a inúmeras condição de pista/terreno, utilizando todas essas vantagens que já citei sobre o grafeno. Veja no vídeo abaixo um pouco mais sobre a utilização do Grafeno.

Essa mágica camada de átomos de carbono unidos em uma malha de hexágonos que lembram uma colmeia de abelhas, o grafeno, vem sido estudado há mais de 5 anos pela empresa com uma conta que passa dos 45 milhões de euros. Contudo, o resultado não poderia ser melhor, pneus 15% mais leves que os convencionais, com 50% mais rigidez lateral, 10% mais dissipação de calor e 18% de força de impacto.

Como exemplos de produto para bikes de estrada a linha Corsa e a linha Rubino, que  conta com o pneu polivalente “Rubino Pro Speed”, o mais rápido da linha e oferece baixa resistência de rolagem para todas as condições de estrada. No MTB, o Morsa (pneu de enduro e downhill) e o Mezcal demonstram um grande aumento na força dos cravos, alta durabilidade e aderência (terreno molhado).

Captura de Tela 2016-03-14 às 23.09.08

 

E o preço?
Não achei exatamente quanto custa no Brasil, mas pelo que vi nos sites do Canadá, em média CAD$ 90.00 a 140.00.

Para quem quiser ler ainda mais, há uma reportagem no Bike Radar falando sobre o produto.

Fontes:

Catálogo Vittoria

MTB Brasília

 

Gostou? Compartilha!
Facebook
Twitter
Comente

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *