Maior ciclovia: só poderia ser no Canadá!
Dicas |  04 de setembro de 2016
bike-trail-canada

Essa semana li uma reportagem dizendo que a Alemanha inaugurou uma ciclovia de 62 milhas (aproximadamente 100 km), ligando 10 cidades – incluindo Duisburg, Bochum, e Hamm – além de quatro universidades. É considerada a maior ciclovia do país que não é compartilhada com carros. Isso me fez parar um pouco e pensar: pera aí, só em Prince Edward Island, aonde morei há alguns anos, havia uma ciclovia que atravessava a ilha de ponta a ponta… Como seria no resto do Canadá?

A ideia de construir a Confederation Trail, em PEI, Canadá, surgiu quando a linha ferroviária da província foi abandonada em 1989. Assim, a trilha cruza de ponta a ponta a ilha com uso compartilhado entre ciclistas e pedestres no verão, já no inverno entre snowmobile e cross country skiing. No total 435 km de trilha que, mesmo não sendo totalmente asfaltada, está em ótimas condições e conta com uma variação de inclinação de 2% em média (barbada né?). Sem contar que durante todo o trajeto você passa por lugares incríveis e inesquecíveis, como o coração da ilha (cidade de Charlottetown) ou comunidades ribeirinhas (como Souris e Georgetown). Além disso, durante todo o trajeto há lugares para acomodação, parques de reserva ambiental, tribos, etc. E quando cansar, pode tirar um tempo para mergulho no mar. Abaixo o mapa da trilha:

Conf-trail-map

Figura 1. Confederation trail – Tourism PEI

Se isso já é sensacional, já pensou adicionar mais 22 mil quilômetros a essa conta? Pois é, prestes a completar seu 150º aniversário, o Canadá pretende inaugurar no ano que vem uma ciclovia que corta o país de ponta a ponta. A construção começou em 1992 com previsão de conclusão para 2017 e já conta com 12.905 milhas de comprimento, ou  seja, 208 vezes mais do que a ciclovia alemã. Na verdade, é a mais longa/maior rede de trilhas recreativas do mundo. Até agora, mais de 87% da trilha está completa, e já se conecta às principais cidades do Canadá. Embora não seja uma ciclovia no sentido tradicional, é exclusivamente designado para fins recreativos e só permite bicicletas e pedestres no verão, e no inverno ele é usado para cross country skiing e snowmobile. É mole? Veja o mapa abaixo da trilha:

canada-trail-1-768x451

Figura 2. 22mil km de trilha no Canadá – The Great Trail

Se você quiser ainda acessar o mapa mais de perto, clique aqui.

trans-canada-trail_Fotor

 

 

Fontes:

Imagem de capa

Nature Knows

Turism PEI

The Great Trail

MTL Blog

Gostou? Compartilha!
Facebook
Twitter
Comente

Deixe seu Comentário!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *